Oficina de Fotografia em Balneário Pinhal.


Na tarde do dia 07 de outubro, aconteceu a ofina de fotografia do projeto "Cidade amiga da Mulher" no Espaço Cidadão em Balneário Pinhal, ministradas pelos oficineiros da cufa de Porto Alegre, Ivanete Pereira e William Rodrigues, onde o objetivo do projeto é mostrar o olhar feminino das mulheres sobre a cidade onde elas vivem.


Estavam presentes 12 mulheres entre 12 e 19 anos retratando os pontos turísticos de Balneário Pinhal e Magistério, numa tarde de temperatura agradável mas com ventos fortes, típico do litoral gaúcho.


Na primeira parte o Oficineiro William fez uma introdução sobre as técnicas básicas para serem feitas com uma câmera digital simples que muitos tem em casa, esclarece algumas dúvidas sobre os melhores ângulos e modo de manuseio da câmera para que em outros momentos as mulheres participantes possam aplicar o que foi passado na atividade teórica aplicada pelo Will.


No segundo momento, as mulheres fotografam os locais desejados da cidade, compartilham das suas imagens produzidas e de maneira descontraida, buscam facilitar a identificação da cidade através da imagem produzida.


Na reta final, as mulheres formam uma roda de debate sobre temas que estão presentes no nosso cotidiano e trocam experiências falando sobre o crack, violência , exploração sexual, exploração do trabalho infantil, segurança pública e compartilham assuntos do seu dia-a-dia.


No final as mulheres são contepladas com suas fotos gravadas em um CD como maneira de agradecimentos por participarem de um dia maravilhoso entre mulheres, coisa que é raramente acontecer na vida destas guerreiras do lar.


Segundo Ivanete Pereira, " É um dia para nós nos sentirmos bonitas e e muito mais poderosas do que já somos", Ivanete prefere ser chamada de "Lady" porque acredita que será mais fácil de memorizar o seu codinome e que esse é o nome dela no mundo do Hip-Hop.


A lady no final das oficinas sempre acaba dando uma canja do seu Rap, e dando boas risasdas com as mulheres.


Foto: Rene Faveri

Texto: William Rodrigues

Nenhum comentário: